Capítulo Dez Satanás-Ferramenta do julgamento de Deus


Capítulo Dez

Satanás-Ferramenta do julgamento de Deus 

Neste capítulo, vamos dar uma olhada final no assunto do poder de restrição de Deus sobre Satanás. É muito importante que nós entendemos como Deus às vezes usa Satanás para trazer Sua disciplina ou juízo sobre os rebeldes, um conceito que a Escritura afirma.
Vamos primeiro considerar dois interessantes exemplos do Antigo Testamento. A primeira é encontrada em Juízes 9 e 10.
Você talvez se lembre da história de Gideão, e como Deus o usou para derrotar os midianitas com um exército de apenas 300 homens. Você pode não lembrar que Gideão se tornou o pai de 72 filhos por várias esposas e pelo menos uma concubina. Depois de Gideão morreu, o filho de sua concubina, chamado Abimeleque, junto com o total apoio do povo de sua cidade natal (Siquém), formaram uma conspiração e massacraram 70 dos filhos de Gideão. Apenas Jotão, Gideon mais jovem, o escapado.
Deus, é claro, não ficou satisfeito com Abimeleque e tratamento da Shechemite de filhos de Gideão, especialmente desde que Gideon tinha lutado em seu nome contra os midianitas, resultando em 40 anos de paz para Israel. A Escritura diz que Deus não se deixa escarnecer, e tudo o que o homem semear também ceifará (ver Gl 6:7). Deus garante. Vamos ler, então como Deus cumpriu Sua garantia nesta situação:
Ora, Abimeleque governou três anos sobre Israel. Então, Deus enviou um espírito mau entre Abimeleque e os cidadãos de Siquém, e os homens de Siquém aleivosamente com Abimeleque, para que a violência feita aos setenta filhos de Jerubball [Gideão] pode vir, e seu sangue pode ser colocado sobre Abimeleque seu irmão, que os mataram, e sobre os cidadãos de Siquém, que fortaleceram as mãos dele para matar seus irmãos (Jz 9.22-24, ênfase adicionada).
O final da história é que Abimeleque abatidas todas as pessoas de Siquém e logo depois ele mesmo foi morto em batalha, tudo por causa de um "espírito maligno", que "Deus enviou."
A questão é, Deus tem os maus espíritos para enviar? Aparentemente, sim, porque é isso que a Bíblia diz.Tenha em mente, entretanto, que a Bíblia não diz que Deus enviou um espírito maligno que era seu amigo e que vivia com Ele no céu. Não, se levarmos em conta todo o contexto das Escrituras, parece seguro concluir que Deus, que possui controle soberano sobre Satanás e seus demônios, permitiu que um espírito maligno o género contenda entre duas partes, a fim de trazer juízo sobre eles. E por que a Escritura dizer que este espírito maligno foi enviado por Deus? Porque o espírito maligno veio como um resultado direto da soberana vontade de Deus para julgar um grupo de pessoas más. Deus usou um espírito maligno para executar o Seu julgamento.

Espírito do Mal de Saul

Outro incidente que ilustra o uso de Deus de Satanás como uma ferramenta de Seu julgamento teve a ver com Saul. Como o primeiro rei de Israel, ele foi escolhido a dedo por Deus e assumiu as suas funções com humildade e sinceridade. Logo, porém, Saul cometeu alguns pecados graves, que impedi-lo para desfrutar de "um reino que suportar" (1 Sam. 13:14).
A partir daí, a atitude do rei Saul e ações degenerou, e ele desobedeceu a Deus novamente. Quando se tornou claro para ele que David, o jovem gigante-slayer, seria seu substituto, ele ficou com ciúmes.Consequentemente, nós lemos que "o Espírito do Senhor se retirou de Saul, e então um mau espírito de Deus" começou a aterrorizar a ele (1 Sam. 16:14, grifo nosso).
Era que o espírito do mal, na verdade um espírito de Deus? Mais uma vez, à luz do restante das Escrituras, parece mais razoável concluir que foi um dos espíritos malignos de Satanás, permitido por Deus a afligir Saul, na esperança de trazê-lo ao arrependimento.
Note-se que Deus também demonstrou Sua misericórdia para com Saul, dando David jovens a capacidade de reproduzir música ungido que traria a libertação temporária para mente atormentada de Saul. A Escritura diz: "Sempre que o mau espírito de Deus veio a Saul, Davi tomava a harpa e jogá-lo com a mão, e Saul sentia alívio e bem estar, eo espírito maligno se retirava dele" (1 Sam 16.: 23). Deus estava na verdade dizendo a Saul: "Eu te amo e quero que você seja livre do tormento, mas você deve se arrepender de seu ciúme egoísta."
Em qualquer caso, a partir destes dois exemplos do Antigo Testamento, podemos ver como Deus usa Satanás às vezes como um instrumento de Sua disciplina ou julgamento sobre os desobedientes.

Um exemplo do Novo Testamento

Um exemplo do Novo Testamento que revela esse mesmo princípio é encontrado na primeira carta de Paulo aos Coríntios. Na igreja em Corinto, um homem foi viver em uma relação imoral com sua madrasta.Ele ainda estava sendo acolhidos pela igreja, no entanto. Paulo instruiu os crentes de Corinto:
Em nome de nosso Senhor Jesus, quando você está montada, e eu com vocês em espírito, com o poder de nosso Senhor Jesus ... entregar um tal de Satanás para a destruição de sua carne, que seu espírito seja salvo no o dia do Senhor Jesus (1 Coríntios. 5:4-5, ênfase adicionada).
Observe que eles estavam a entregar o homem a Satanás para a destruição de sua carne. Escritura frequentemente credita Satanás como sendo a pessoa por trás doença (ver, por exemplo, Atos 10:38).Além disso, observe, porém, que o propósito por trás da ação disciplinar foi para que o espírito do homem "seria salvo no dia do Senhor Jesus." Ou seja, quando o homem encontrou o corpo sendo assaltado com a doença, ele poderia vir a chegar a seus sentidos e se arrepender de seu pecado. [1]
Mais uma vez vemos que Deus usou Satanás como um instrumento de Sua disciplina sobre uma pessoa desobediente.
Se nos assalta doença, devemos imediatamente concluir que Deus está tentando nos disciplinar? Não necessariamente. A doença pode ocorrer por outros motivos que o juízo de Deus, e nós vamos discutir essas outras razões mais tarde. Certamente é aconselhável, no entanto, para fazer um exame espiritual de nossas vidas quaisquer greves doença do tempo, a fim de garantir que não abriram a porta para a disciplina de Deus por nossa desobediência.

Abrindo a porta para Satanás?

Em relação a este assunto, tenho ouvido muitas vezes os cristãos e os pregadores fazer a declaração de que podemos "abrir a porta para o diabo através da desobediência" ou alegação de que, "quando desobedecemos, coloca-nos no território do diabo onde ele pode nos afligem. "Ambas as frases são frequentemente utilizados por aqueles que querem enfatizar a bondade de Deus. Infelizmente, porém, elas foram levadas ao extremo, ao ponto em que na mente de algumas pessoas, a disciplina de Deus eo julgamento ter sido anulado.
Se você tem dúvidas de que o Deus do Novo Testamento é cada bit de um juiz santo como o Deus do Velho (são uma ea mesma coisa), basta ler o livro do Apocalipse. Sim, Deus é bom, misericordioso, cheio de compaixão e paciência, mas quando a Sua misericórdia é repetidamente rejeitada, em última análise, o julgamento cai. O Novo Testamento ensina que é uma coisa terrível cair nas mãos do Deus vivo (cf. Heb. 10:31). O apóstolo Paulo escreveu, "pois, a bondade ea severidade de Deus" (Rm 11:22, ênfase adicionada).
O mesmo acontece com Deus ativamente disciplina e julgar as pessoas pecaminosas, ou eles apenas "abrir a porta para o diabo" (além da soberania de Deus)? Vamos olhar um pouco mais o que a Bíblia diz, e apenas para pacificar aqueles que insistem que só usamos o Novo Testamento, nós o faremos.
Se alguém destrói o templo de Deus, Deus o destruirá, pois o templo de Deus é santo (1 Coríntios. 3:17, grifo do autor).
Nada é dito sobre o diabo destruir ninguém. Paulo escreveu: "Deus o destruirá." Sabemos de outras escrituras que Deus poderia destruir essa pessoa, permitindo que o diabo para destruí-lo, mas o ponto é que a destruição ocorre por causa do julgamento de Deus.
Falando de uma mulher malvada que Ele chama Jezebel, Jesus disse no livro de Apocalipse:
E dei-lhe tempo para se arrepender, e ela não quer se arrepender de sua prostituição. Eis que a porei numa cama, e aqueles que adulteram com ela virá grande tribulação, a menos que se arrependam de seus atos. E eu vou matar seus filhos com pestilência, e todas as igrejas saberão que eu sou aquele que sonda as mentes e os corações, e darei a cada um de vós segundo as suas obras (Ap 2:21-23, ênfase adicionada ).
Note que Jesus leva o crédito pela morte de seus filhos (eu assumo seus "filhos espirituais", de seu grupo de discípulos). Ele declarou: "Eu vou matar seus filhos."
A Escritura diz do rei Herodes, a quem já mencionamos no capítulo anterior:
E imediatamente um anjo do Senhor o feriu, porque não deu glória a Deus, e ele foi comido por vermes e morreu (Atos ênfase, 12:23 acrescentado).
O diabo não estava nem perto deste. Era um anjo do Senhor, que impressionou Herodes, para que ele morreu.
Jesus mesmo disse:
E eu digo a vocês, meus amigos, não temais os que matam o corpo, e depois disso nada mais podem fazer. Mas eu vou avisá-lo que a medo, o medo daquele que depois de matar tem poder para lançar no inferno; sim, eu vos digo, temo-lo (Lucas 12:4-5, ênfase adicionada)!
Observe que foi Deus quem matou e Deus, que poderia lançar alguém no inferno. Alguns realmente afirmam que Jesus estava falando do diabo nessa passagem, afirmando que os discípulos de Jesus devem temer Satanás, porque ele mata e lança no inferno! A Bíblia é muito clara, no entanto, que Deus é Aquele que lança as pessoas para o inferno, e não o diabo (veja Ap 19:20, 20:10, 14). Jesus estava falando de Deus, Seu Pai, como Aquele que temer, porque Ele é Aquele que mata e lança no inferno.
Tiago 4:12 nos adverte:
Há apenas um Legislador e Juiz, aquele que é capaz de salvar e destruir (Tiago 4:12, grifo do autor).
Tudo isso é para dizer que precisamos ser cautelosos que não enfatizam a misericórdia salvífica de Deus ao extremo de negar a sua ira destruir. Do ponto de vista bíblico, um realmente não posso acreditar na misericórdia de Deus sem também crer em Sua ira, porque a sua ira é a mesma coisa a partir do qual nós somos salvos:
Muito mais agora, tendo sido justificados pelo seu sangue, seremos salvos da ira de Deus por meio dele (Rm 5:9; ver também 1 Ts 1:10.).
Para uma prova de que o Deus do Novo Testamento ativamente juízes os desobedientes, veja Atos 13:8-12; 2 Ts. 1:6; 1 Tm. 5:24, 2 Tm. 4:14; Heb. 13:4; 2 Ped. 2:1-9 e Judas 5.
Poderíamos olhar para centenas de outras escrituras que provar que Deus é um Deus de julgamento, mas eu tenho certeza que você é convencido. E não há escrituras que falam de alguém "abrindo a porta para o diabo através da desobediência." A verdade é que as pessoas possam abrir a porta para a disciplina de Deus ou julgamento pela desobediência, e Deus pode usar o diabo para a disciplina ou julgar as pessoas.
Deus usou, está usando, e vai usar Satanás para realizar Seus próprios propósitos divinos. Ele é realmente soberano. Temei!
O Senhor estabeleceu o seu trono nos céus, e as regras de sua soberania sobre tudo (Sl 103:19, ênfase adicionada).