Capítulo Doze O Juízo de Deus


Capítulo Doze
O Juízo de Deus

Ele é o Senhor nosso Deus; os seus juízos estão em toda a terra (Sl 105:7).
O julgamento de Deus certamente não é o tópico mais popular sermão. Quem gosta de pregar sobre Deus punir os desobedientes? Quem gosta de ouvir tal sermão? Muito poucos. No entanto, o fato é que os registros bíblicos centenas de ocasiões em que o juízo de Deus caiu sobre as pessoas que merecem. Não devemos esconder nossas cabeças na areia para esta verdade. E, claro, o juízo de Deus normalmente só cai após longanimidade considerável de sua parte. Então, quando nos concentramos em seu julgamento, também podemos ficar espantado com a Sua misericórdia prévio.
O Antigo Testamento, é claro, começa com um exemplo do julgamento de Deus, quando Adão e Eva foram expulsos do Jardim do Éden. Tinha dois primeiros do mundo ouviu um sermão sobre como moderno Deus nunca pune as pessoas, porque Ele é amor, eles teriam rolado seus olhos.
Deus se revelou como um Deus de julgamento antes mesmo de Adão e Eva punidos. Quando Satanás se rebelou, ele foi expulso do céu (cf. Ez. 28:12-19, É. 14:12-17). O próprio Jesus disse que Ele viu Satanás "cair do céu como um relâmpago" (Lucas 10:18). A mensagem é clara: o pecado provoca a ira de Deus.
A Bíblia não só começa com um incidente do julgamento de Deus, mas também termina com o julgamento de Deus. O livro de Apocalipse está repleto de seus juízos, e seu último capítulo termina com um aviso do mesmo:
Testifico a todos que ouvem as palavras da profecia deste livro: Se alguém lhes acrescentar alguma coisa, Deus fará vir sobre ele as pragas que estão escritas neste livro, e se alguém tirar quaisquer palavras do livro desta profecia, Deus tirará a sua parte da árvore da vida e da cidade santa, que estão escritas neste livro (Ap 22:18-19).
Tome nota que a passagem não disse: "Eles vão abrir a porta para o diabo se adicionar a este livro, porque Deus é amor e Ele nunca machucaria ninguém." Não, a Escritura diz: "Deus deve adicionar a ele as pragas que estão escritas neste livro. "
Certamente Deus é amor (1 João 4:8). E porque Ele é amor, Ele deve punir a injustiça. Se Deus permaneceu indiferente quando um dos objetos do Seu amor é prejudicado por outro, Ele não é amar a todos. Seu amor predicados Sua justiça e juízo.
Ao invés de ouvir um pregador TV nos dizer como é Deus, vamos ler como Deus descreve a Si mesmo a Moisés em Êxodo 34:6-7:
Em seguida, o Senhor passou por diante dele e proclamou: "O Senhor, o Senhor Deus, misericordioso e compassivo, lento para a cólera, e abundante em benignidade e em verdade; que guarda benignidade para milhares, que perdoa a iniqüidade a transgressão eo pecado,ainda Ele vai de maneira nenhuma deixará impune culpado, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos e nos netos para as terceira e quarta geração "(Êxodo 34:6-7, ênfase adicionada).
Deus ama a todos - na medida em que Ele dá aos pecadores momento extraordinário para se arrepender de seus pecados. Ele é lento para a cólera. Quando for recusado a Sua misericórdia, no entanto, a Sua ira cai. O autor do livro de Hebreus escreveu: "É uma coisa terrível cair nas mãos do Deus vivo" (Hb 10:31).

Será que Deus Punir Netos?

Nós acabamos de ler a partir de Êxodo 34 a respeito de Deus "que visito a iniqüidade dos pais nos filhos e nos netos para a terceira e quarta geração." Isso significa que, como alguns dizem, que Deus pune as pessoas por seus pais ou avós pecados?
Não, isso seria injusto, e Deus claramente afirma que ele nunca faria uma coisa dessas em Ezequiel 18:19-20:
No entanto, você diz: "Por que não levará o filho a punição para a iniqüidade do pai?" Quando um filho praticou a justiça ea retidão, e observou todos os meus estatutos e lhes fez, certamente viverá. A pessoa que peca morrerá o filho não vai suportar o castigo a iniqüidade do pai, não o pai levará a punição para a iniqüidade do filho;. A justiça do justo será sobre ele, ea impiedade do ímpio cairá sobre si mesmo (Ez 18:19-20, ênfase adicionada).
Então, o que Deus quis dizer quando Ele disse que iria visitar a iniqüidade dos pais sobre os filhos e os netos? Provavelmente, Ele quis dizer que Ele vai realizar os pais responsáveis ​​(pelo menos em parte) pelos pecados que seus filhos aprenderam com eles e que consequentemente prática, e ele mesmo mantê-los em parte responsável por tais pecados cometidos todo o caminho através de quatro gerações. Eisso seria justo. Jesus mesmo disse: "Aquele que fizer tropeçar um destes pequeninos que crêem em mim a tropeçar, é melhor para ele que uma pedra de moinho pesados ​​ser pendurado no pescoço, e que ele se submergisse na profundeza do mar" (Mateus 18 : 6). Isso nos dá uma boa idéia de como Deus vê aqueles que influenciam as crianças para o pecado. Ele os responsabiliza.

O Grande Juiz

Se quiséssemos, poderíamos olhar para centenas de exemplos na Bíblia de julgamento de Deus sobre as pessoas e nações. Além disso, poderíamos olhar para centenas de advertências sobre o juízo de Deus sobre os povos, nações e do mundo inteiro. Dos sessenta e seis livros da Bíblia, só posso encontrar cinco (todos os livros muito curtos), que não mencionam ou de alguma forma algo íntimo sobre o julgamento de Deus.
Então, por que é tão grande parte da igreja hoje ignorar e subestimar o tema do juízo de Deus? Certamente estamos longe de que a Bíblia ensina, quando dizemos que a razão não há terremotos, fomes, pragas, e assim por diante é porque Satanás é o deus deste mundo, e Deus gostaria de parar, mas ele não pode. A Bíblia, em ambos Testamentos Antigo e Novo, afirma claramente que todas essas coisas, muitas vezes chamado de "desastres naturais", pode ocorrer como resultado do julgamento de Deus. Eles são, na verdade, não "desastres naturais", mas "desastres sobrenaturais."
Deus é um Deus de ira, bem como o amor. Foi o Deus de amor que abriu as janelas do céu e inundou a terra até que todo o ser humano foi afogado, exceto Noé e sua família. Foi o Deus de amor que choveu fogo e enxofre para baixo sobre as cidades de Sodoma e Gomorra, acabando com toda a população, exceto Ló e sua família. Era o Deus amoroso, que matou todos os primogênitos no Egito, antes do êxodo de Israel.Foi o Deus amoroso que comandou Israel tomar a terra de Canaã através da conquista e matar cada homem, mulher e criança que morava lá. Foi o Deus amoroso que enviou um anjo que matou 185.000 soldados assírios em uma noite como registrado em 2 Reis 19:35. E a lista vai sobre e sobre e sobre.
No Novo Testamento, Deus não muda. Ele ainda é um Deus de julgamento. Jesus morreu sofrendo julgamento de Deus - não por seus pecados, porque Ele não tinha nenhum - mas como um substituto, tendo a ira de Deus em nosso lugar. Compreender o julgamento de Deus é essencial se quisermos compreender o que Cristo fez por nós na cruz.
Ananias e Safira ambos caíram mortos durante uma reunião da igreja como um resultado do julgamento de Deus sobre eles para "mentir para o Espírito Santo" (Atos 5:3).
Herodes morreu como resultado do julgamento de Deus, quando um anjo do Senhor o feriu por não dar glória a Deus (veja Atos 12:20-23).
Paulo escreveu sobre o julgamento de Deus que veio sobre os judeus que estavam impedindo a propagação do evangelho na sua primeira carta aos Tessalonicenses (ver 1 Ts. 2:14-16).
Peter escreveu certa vez que era "tempo para o julgamento começar com a família de Deus" (1 Ped. 4:17).
O julgamento de Deus sobre os judeus de Jerusalém e Israel para a sua rejeição de seu Messias caiu na forma de um holocausto romano em 70 dC (ver Lucas 19:41-44; 21:20-24).
Além disso, o livro do Apocalipse é basicamente um registro do futuro de Deus sentenças definitivas - o grand finale que cada outro acórdão anterior apenas prenunciado.
À luz do fato de que a revelação histórica da Bíblia está cheia de exemplos claros de julgamento de Deus sobre as nações que vêm na forma de invasões inimigas, fomes, pragas e desastres naturais, o que podemos concluir? É possível que Deus ainda está fazendo a mesma coisa hoje? Será que Deus mudou?
Gostamos de dizer que Deus ainda é o mesmo quando se trata de sua salvação, cura, ou misericórdias entrega, mas podemos dizer que ele ainda é o mesmo quando se trata de seus juízos?
Por que então tantos modernos pregadores e professores minimizar papel ativo de Deus em juízo sobre o pecado e, pior, culpar o diabo para as coisas que Deus leva a responsabilidade de nas Escrituras?
O fato é que esse fenômeno de um Deus todo-amor-no-ira é bastante romance. Não é que muitos anos atrás, quando ninguém teria culpado o diabo para julgamento ativa de Deus. Como exemplo da convicção comum, uma vez realizado por quase todos que professavam ser um cristão, eu achei que você poderia achá-la interessante ler algo Abraham Lincoln disse em seu segundo discurso de posse durante a Guerra Civil de nosso país:
Carinhosamente que esperamos - ardentemente rezamos - que este flagelo poderoso da guerra pode rapidamente passar. No entanto, se Deus quiser que continue até que toda a riqueza acumulada por [escravo] o servo de duzentos e cinqüenta anos de labuta não correspondido deve ser afundado, e até que cada gota de sangue com o chicote deve ser paga por outro desenhado com a espada , como foi dito há três mil anos, por isso ainda deve ser dito: "Os juízos do Senhor são verdadeiros e inteiramente justos."
Não estou afirmando que Abraham Lincoln era infalível, mas a sua compreensão da Bíblia é certamente mais precisos do que aqueles que afirmam que o diabo fez com que a Guerra Civil Americana e que Deus não desempenhou nenhum papel soberano. Abraham Lincoln, aparentemente acreditava que Deus estava julgando os Estados Unidos para o pecado da escravidão. Só o fato de que Deus garante que vai colher o que semeamos é suficiente para provar que Deus é soberano e, como Abraham Lincoln citado, "os juízos do Senhor são verdadeiros e inteiramente justos."

Disciplina de Deus de seus próprios filhos

Uma compreensão desequilibrada do julgamento de Deus também fez nascer uma compreensão deficiente da disciplina de Deus de Seus próprios filhos. O escritor de Hebreus afirma que "aqueles a quem o Senhor ama Ele disciplina, e castiga todo filho a quem recebe." Ele continua a dizer que: "Se estais sem disciplina, da qual todos se têm tornado participantes, então você é ilegítimo crianças e não filhos "(Hb 12:6, 8).
Em outras palavras, se você nunca experimentou a disciplina de Deus, você não é um membro da sua família. No entanto, muitos cristãos professos vai zombar de tal idéia, afirmando que nosso amor por Deus não tem parte em qualquer circunstância negativa - e que Deus disciplina só nós através de Sua Palavra.Em seu pensamento, Deus nunca iria afligir um crente desobediente, a fim de trazê-lo ao arrependimento, embora o Novo Testamento e Velho ensina claramente que o conceito (ver Sl 119, 67, 1 Coríntios 11:27-32..). Se somos cegos para a disciplina de Deus em nossas vidas, então, quando Sua disciplina ocorre, vamos reagir por repreender o diabo em vez de nos arrependermos dos nossos pecados.
Vamos ajustar nossa teologia para se adequar a Bíblia ao invés de ajustar a Bíblia para se ajustar nossa teologia! Sempre que nos encontramos a leitura da Palavra de Deus e dizendo: "Isso não pode significar o que diz, porque que não se encaixa no que eu acredito", então nós estamos indo para o problema.

Em Conclusão

Como concluímos segunda seção deste livro, permita-me resumir os principais pontos dos últimos seis capítulos.
(1) Deus tem o controle soberano sobre Seu universo.
(2) Deus deu a cada crente autoridade sobre Satanás medida em que sua própria vida está em causa. É responsabilidade de cada crente de usar sua autoridade dada por Deus e resistimos a Satanás, crendo e agindo sobre a Palavra de Deus.
(3) Deus é soberano sobre Satanás, e Satanás só pode fazer o que Deus permite.
(4) Deus tem usado e usará Satanás como um agente de Sua ira.
(5) Satanás só tem autoridade para governar o reino das trevas, isto é, o domínio de todos os que não estão servindo a Jesus.
(6) Deus tem controle soberano sobre as forças da natureza e sobre os governos humanos.
Com esse fundamento posto, podemos agora passar a estudar a vida de alguns personagens muito importantes da Bíblia que foram testados por um Deus amoroso, santo e soberano. O mais importante, vamos descobrir mais de como Deus está trabalhando em nossas vidas, para que possamos cumprir o Seu plano para a Sua glória.