Capítulo Onze O deus deste mundo


Capítulo Onze
O deus deste mundo 


Há uma objeção final que deve ser tratada como concluímos vários capítulos que estudam o tema da soberania de Deus sobre Satanás. Esta objecção é muitas vezes expressa por duas perguntas: "Mas o que acontece com a escritura que nos diz que Satanás ofereceu a Jesus todos os reinos do mundo" durante sua tentação no deserto? Isso não prova que Satanás, como "deus deste mundo", está funcionando tudo sobre a terra? "
Essas são boas perguntas, e para chegar às respostas corretas, devemos considerar todas as escrituras relevantes. Além do contexto, a Bíblia pode ser feito para dizer qualquer coisa.
É claro, de considerar outras passagens da Bíblia, que já provou que Satanás não tem controle completosobre todo o mundo. Então, em que capacidade é Satanás "deus deste mundo"?
A resposta é que Satanás está governando aqueles que estão submetidos a ele, que é todo aquele que não está submetido a Jesus. Eles estão produzindo, em maior ou menor grau, às suas tentações. Eles são seus escravos. Então, nesse sentido, ele é o seu deus.
Jesus ensinou que se uma pessoa não nasce de novo, ele é espiritualmente um filho de Satanás (veja João 8:44). Paulo indicou também que o espírito de Satanás está no trabalho em aqueles que não são salvos (cf. Ef. 2:1-3). Satanás está governando apenas o reino das trevas. É por isso que, por exemplo, somos informados por Paulo que alguns dos espíritos malignos que leva Satanás são chamados de "príncipes dastrevas deste mundo" (Ef 6:12, KJV, ênfase adicionada).
Satanás governa apenas aqueles que optam por permanecer na escuridão, rejeitando a verdade. Por essa razão, ele é "o deus deste mundo".

Reivindicação de Satanás: Verdade ou Mentira?

E quanto à alegação Satanás fez a Jesus durante sua tentação? Como devemos interpretar os versos seguintes?
E ele [Satanás] liderada Ele [Jesus] se e mostrou-Lhe todos os reinos do mundo num momento de tempo. E o diabo disse-lhe: "Eu te darei todo este domínio e sua glória, pois foi entregue a mim, e eu dá-lo a quem eu quiser" (Lucas 4:5-6).
Primeiro de tudo, devemos ser extremamente cuidadosos construir nossa teologia sobre as palavras de alguém a quem Jesus chamou de "o pai da mentira" (João 8:44). Seríamos tolos se não questionar a veracidade da afirmação de Satanás.
Aviso Satanás alegou que ele poderia dar o domínio ea glória dos reinos do mundo a quem ele desejava.Isso é verdade? Vamos comparar a pretensão de Satanás com o que o profeta Daniel disse uma vez orgulhoso rei Nabucodonosor:
Você vai ser conduzido longe da humanidade, e sua morada será com os animais do campo ... até que você reconhece que o Altíssimo é soberano sobre o reino da humanidade, e Ele a concede a quem quer (Dn 4 : 25, grifo nosso).
Você notou alguma contradição? Satanás alegou que ele poderia dar o domínio ea glória dos reinos do mundo para quem ele quisesse. Daniel, no entanto, afirmou que Deus era o governante da humanidade e que Ele concedeu posições terrenas sobre quem ele quisesse. Então, quem você vai acreditar?Pessoalmente, eu vou escolher Daniel sobre o diabo.
Há uma maneira possível, no entanto, que estas duas escrituras podem ser conciliados, se, na verdade, Satanás estava realmente dizendo a verdade. Deus, o soberano do universo, a humanidade, e todo o terreno governos, tem permitido a Satanás para governar um reino, e que é o reino das trevas. Assim sendo, Satanás não estava oferecendo a Jesus um terreno, posição, humano governamental de autoridade.Em vez disso, Satanás estava oferecendo a Jesus uma posição de autoridade sobre um reino espiritual, o reino das trevas, se Jesus iria submeter a ele. Tal posição Satanás poderia oferecer, porque a Bíblia deixa claro que Satanás está dominando diversos rankings de maus espíritos, através do qual ele administra todo seu reino escuro. Juntos, Satanás e seus asseclas segurar rebeldes humanos em seu cativeiro (cf. Ef. 6:12).
Satanás, de certa forma, está governando os reinos deste mundo, mas apenas porque os povos dos reinos deste mundo são submetidos a ele. Reinos são feitas de pessoas.
Satanás está governando os governos a um certo grau porque muitos líderes governamentais estão submetidos a ele, consciente ou inconscientemente. Ele não é, contudo, descartar aqueles que não estão servindo a ele, aqueles que foram libertos do seu poder de Jesus Cristo.
Pare e pense por um momento: O que aconteceria se cada pessoa no seu país, incluindo os líderes do governo, iria arrepender-se e submeter ao senhorio de Cristo? Será que Satanás tem qualquer controle sobre sua nação? Não, ele não queria nada em tudo. Satanás só tem autoridade sobre as nações habitadas por pessoas que estão servindo a ele.
O fato de que Satanás exerce autoridade sobre o reino das trevas não fornece nenhuma prova de que Deus não é soberano, ou que "mãos de Deus estão ligados" de fazer qualquer coisa que Ele quer fazer. Já provamos de outras escrituras que Deus é soberano sobre a terra, e Ele é soberano sobre o reino de Satanás também.
Aparentemente, o diabo estava disposto a delegar grande parte de sua autoridade para Jesus, enquanto ele (Satanás) continuou a ser o cão superior. Claro, que teria exigido que Jesus cometer alta traição contra seu pai, juntando-se a rebelião de Satanás. Ele teria se tornado vice-diabo. Louvado seja Deus que Jesus não deu a oferta de Satanás!

Soberania de Deus sobre a Terra ea Natureza

De todas as provas das Escrituras, é claro que alguns cristãos acreditam que Satanás possui muito mais poder do que ele realmente possui. Alguns até já lhe deu total poder sobre todas as forças da natureza, enquanto que a Escritura diz o contrário:
Ele [Deus] mudanças rios em deserto, e nascentes de água em uma terra sedenta, terra frutífera em um desperdício de sal, por causa da maldade dos que nela habitam. Ele muda um deserto em uma poça de água, e uma terra seca em mananciais de água, e ali faz os famintos para morar, para que possam estabelecer uma cidade, e os campos de porcas, e plantarão vinhas, e recolher uma colheita frutífera ( Ps. 107:33-37).
Cantai ao Senhor ... que cobre o céu com nuvens, o que proporciona chuva para a terra, que faz produzir erva sobre os montes .... Ele envia o seu mandamento pela terra; sua palavra corre velozmente. Ele dá a neve como lã; ele espalha a geada como cinza. Ele lança o seu gelo em fragmentos; quem pode resistir ao seu frio? Ele envia sua palavra e os derrete; Ele faz seu vento a soprar e as águas de fluxo (Salmos 147: 7-8, 15-18).
Em ambos os Antigo e Novo Testamentos, há uma abundância de exemplos de Deus usando as forças da natureza como um meio de julgamento. Ele é o único, por exemplo, que inundou a terra durante o tempo de Noé e enviou as dez pragas sobre o Egito (ver Ps. 78:45-49).
Quando Jonas estava fugindo de sua vocação, dormindo em um navio de Társis-bound, a Bíblia declara, "o Senhor lançou um grande vento sobre o mar, para que o navio estava prestes a quebrar-se" (Jonah. 1:4, ênfase adicionada) . Foi Deus quem fez isso. Alguns podem afirmar que certamente o texto original hebraico estados-embora doesn't-que Deus permitiu que o grande vento, e, portanto, a tempestade era de Satanás. Mas que diferença isso faz? Se Deus "permitido" Satanás para enviar uma tempestade, então isso prova que não poderia ter acontecido a menos que Deus havia permitido isso. Deus é soberano sobre Satanás. E Deus é soberano sobre a natureza.
Deus é, aparentemente, também no negócio de granizo. Lemos no décimo capítulo de Josué, quando os israelitas derrotou cinco reis:
E aconteceu como eles fugiram de diante de Israel, enquanto eles estavam na descida de Bete-Horom, o Senhor lançou grandes pedras do céu sobre eles, tanto quanto Azeca, e morreram; havia mais os que morreram das pedras da saraiva do que aqueles a quem os filhos de Israel mataram à espada (Josué 10:11).
Para a prova ainda mais da soberania de Deus sobre a natureza, ver Jó 38:22-38; Jer. 5:24, 10:13; 31:35, Sl. 105:16; 135:6-7; Matt. 5:45 e Atos 14:7. O julgamento de Deus através das forças da natureza é claramente evidente na Bíblia, e Deus nunca muda. Por que então alguns vêm com a idéia de que, quando um furacão ou um terremoto ou uma inundação, é a obra do diabo, e Deus gostaria de parar, mas ele não pode?
Tome nota que quando a Bíblia refere-se a Satanás como "o deus deste mundo" (João 12:31, 14:30;. 16:11 e 2 Coríntios 4:4), a palavra grega traduzida mundo nestes casos é ou kosmos , que significa "ordem ou arranjo", ou aion, que significa "idade". Por outro lado, a palavra grega para "terra", nosso planeta físico, é aGE. Nosso Deus é, como disse Jesus, "Senhor do céu e da terra" (Mateus 11:25, ênfase adicionada).

Mais um pensamento

Devo abordar um equívoco final sobre Satanás, que foi aceite por alguns cristãos. É verdade que Satanás recebeu autoridade de Adão quando Adão pecou?
O fato é que não existem referências na Bíblia que fazem tal afirmação ou sugerir isso. Em nenhum lugar da Bíblia afirmam que Satanás tem autoridade de Adão quando Adão pecou. A teoria de que ele fez é geralmente baseado em encontro de Jesus com Satanás durante a sua tentação no deserto. Há Satanás alegou que seu domínio tinha sido entregue a ele. Alguns pesquisadores pensavam que era Adam que entregou esse domínio a Satanás. Isso, no entanto, é apenas uma teoria.
Na verdade, todo incrédulo entregou a Satanás o domínio sobre sua vida pessoal e, portanto, Satanás é o seu deus, que, como eu já disse, é por isso que Satanás é chamado de "o deus deste mundo." Adão e Eva foram as primeiras pessoas a produzir a Satanás, e todos eles já têm seguido seus passos.Consequentemente, o domínio de Satanás foi entregue a ele por toda a raça humana, com a permissão de Deus.
Além disso, a Bíblia nunca diz que Adão perdeu sua autoridade quando ele pecou. O homem é ainda dominar a terra, e governando o peixe, as aves e animais, que é toda a autoridade Adam já recebeu, em primeiro lugar.