Capítulo Quatorze Viagem de José


Capítulo Quatorze
Viagem de José 

Neste e nos próximos capítulos, vamos continuar estudando alguns personagens bem conhecidos da Bíblia a quem o Senhor testados. Especificamente, vamos prestar atenção em como Deus testou-os em ordem "para fazer o bem para [eles], no final," a pedir emprestado as palavras de Moisés (Dt 8:16). Deus planejou um destino divino para cada um a cumprir, assim como ele tem um destino divino planejado para que você possa cumprir. Todos eles, no entanto, cumpriu seu destino só depois de serem testadas. Não será diferente no que diz respeito a você ea mim.
Joseph, cuja história abrange 11 capítulos no livro do Gênesis, é o primeiro em nossa lista. Eu suspeito que você está familiarizado com a história dele, mas você sabia que as Escrituras afirmam que Deus testou ele?
E Ele [Deus] chamou a fome sobre a terra; Ele quebrou toda a equipe de pão. Mandou perante eles um homem, Joseph, que foi vendido como escravo. Eles aflitos os pés com grilhões; ele mesmo foi posto em ferros; até o momento em que a sua palavra veio a acontecer, a palavra do Senhor testá-lo (Salmo 105:16-19, ênfase adicionada).
Como um adolescente, Joseph teve um vislumbre de seu futuro por meio de dois sonhos divinamente dadas. Eles falavam de um tempo, quando seus irmãos e pai vai se curvar diante dele. Mesmo assim, o destino divino José excedeu em muito qualquer coisa que ele já antecipado por causa de seus sonhos.Deus escolheu para exaltar-lhe preservar a vida de muitas pessoas, incluindo os de sua própria família para que a semente prometida de Abraão, o Salvador, poderiam um dia ser nascido na terra. Além disso, Joseph iria saber que prefiguram futuro Salvador, em paralelo com a história de Jesus de maneira surpreendente, oferecendo mais uma prova a todos os buscadores sinceros que Jesus é verdadeiramente o Messias.

Humilhação Antes de Exaltação

De ler a sua história, sabemos que era o destino de José para se tornar primeiro-ministro de todo o Egito, super-potência do mundo na época. Nenhum de nós, no entanto, nunca teria suspeitado os meios que Deus usa para exaltá-lo a essa posição elevada. Muitas vezes, o caminho de Deus é a primeira para baixo.Descida de José começou logo depois que ele nasceu. Porque ele foi favorecido, filho de seu pai, seus irmãos o odiavam, por isso o odiaram ainda mais quando ele inocentemente compartilhou seus sonhos proféticos. Eles finalmente vendeu para um grupo de ismaelitas por vinte moedas de prata, e José encontraram-se em grilhões e no seu caminho para o Egito. Quase soa como o caminho para a regência régio!
Ele não era Deus, é claro, que motivou os irmãos de José a tratá-lo de forma tão cruel, mas não há dúvida de que Ele permitiu que eles a fazê-lo. O Senhor iria utilizá-lo para o bem de duas maneiras. Primeiro, Joseph seria geograficamente localizados no país em que Deus exaltarei. Segundo, Deus usaria sofrimentos de José para moldá-lo, preparando-o para ser um líder e salvador.
Joseph não era super-homem, e eu não posso imaginar que ele não se tornou amarga para seus irmãos, como qualquer um no lugar dele teria. Eu também não posso imaginar que ele não questionar a Deus por que ele permitiu que seus irmãos para fugir com o seu ato covarde. Eventualmente, no entanto, ele ganhou a vitória sobre qualquer amargura que ele começou a perceber mão soberana de Deus em ação em todas as suas circunstâncias. Eu suspeito que quando o fez, ele desejava que ele teria simplesmente de confiança desde o início que o Senhor estava "fazendo com que todas as coisas cooperam para o bem" (Rm 8:28).
As possibilidades são, você pode se relacionar com Joseph, vocês já tinham pessoas egoisticamente usá-lo, prejudicar a sua reputação, ou apunhalar você pelas costas. Tem que te fez amargo ou melhor? (Uma vez eu ouvi dizer que a diferença entre o amargo eo melhor é a letra "I")
Vamos aprender com Joseph. Nunca perca de vista o fato de que o que aconteceu com você nunca poderia ter acontecido se Deus não tivesse permitido. E não se esqueça que Ele te ama muito. Se você ama, Ele prometeu que todas as coisas cooperam para o seu bem (ver Rom. 8:28), assim como ele fez para Joseph. Assim você pode, pela fé, se alegrar.
Antes e como o plano de Deus se desenrola, você deve imitá-lo, mostrar misericórdia para com aqueles que o maltrataram. Você pode orar por eles como Jesus ordenou (Lc 6:28), e se Deus leva-los para arrependimento, como fez no caso dos irmãos de José, então você pode perdoá-los, assim como Deus perdoa aqueles que se arrependem. Misericórdia mantém a porta do perdão aberta a todos os infractores, mas o arrependimento é necessário para os infratores a entrar por aquela porta para realizar a reconciliação. Não foi até os irmãos de José se arrependeu de perdoou e eles se reconciliaram.
Posso também sugerem que você tenha certeza de que você tem uma reclamação válida contra alguém antes de classificar essa pessoa como um delinquente. A verdade pode não ser o que você pensa. Você pode ter inicialmente ofendido seu agressor. Essa é uma razão Jesus disse-nos para enfrentar qualquer irmãos ofender privada (ver Matt. 18:15).

Testes de Dois e Três

No Egito, José foi comprado por um oficial chamado Potifar e se tornou seu escravo. Esse foi o próximo teste de Joseph. Será que ele abandonar a sua fé em Deus? Ou será que ele confia que Potifar era ordenado autoridade de Deus sobre aquele a quem ele deveria servir fielmente? José escolheu a segunda opção.
Pergunto-me, no entanto, quantos de nós já nos encontramos em circunstâncias um tanto similares, como fez José, mas nunca passou no teste particular, impacientava com alguma autoridade ordenada por Deus.
Deus está procurando pessoas que estejam dispostas a ser servidores, na parte inferior (ver Lucas 22:26).Aqueles que não estão dispostos desqualificar-se a ser líderes. Como Deus pode confiar-nos muito se não foram encontrados fiéis com pouco? Joseph certamente passou o segundo teste. Ele foi fiel a Potifar como seu escravo, Potifar confiou e ele com toda a sua família, reconhecendo a bênção de Deus sobre ele. Deus abençoa aqueles que o servem.
Logo, no entanto, houve uma virada dramática dos acontecimentos e ainda um outro teste para Joseph. A mulher de Potifar, amargurado com Joseph para resistir a seus avanços sexuais, acusado falsamente perante o marido, e ele tinha Joseph jogado na prisão. Tenho certeza que ele foi tentado a queixar-se ao Senhor, "Então é isso que eu recebo por obedecer a você? Se eu tivesse cometido adultério, eu ainda estaria a trabalhar para Potifar! "
Não há registro bíblico de desabafo de José, no entanto. Em vez disso, ele foi novamente encontrado fiel, mesmo na prisão, o carcereiro-chefe e logo colocá-lo no comando de todos os outros prisioneiros. Você simplesmente não pode manter um homem bom para baixo!
Mais uma vez, Deus não orquestrar todas as dificuldades na vida de José, nem ele inspirar ninguém a maltratá-lo. Mas Ele foi permitir que as circunstâncias de José e usou-os todos para o bem.
Mais uma vez gostaria de perguntar, quantos de nós já nos encontramos em circunstâncias fora de nosso controle, mas em vez de permanecer fiel a Deus e confiante, queixaram-se e perdeu a fé? Quantos Josephs potenciais estão lendo isso agora que parou o seu progresso espiritual, permitindo que as circunstâncias para empurrá-los para longe de Deus, em vez de atraí-los mais perto? Se isso soa como você, você pode seguir o exemplo de José, passar o teste, e vê sua situação finalmente mudar.

Test Four

Joseph enfrentou ainda outro teste importante, quando ele interpretou o sonho do copeiro do Faraó chefe preso e pediu-lhe para suplicar Faraó em seu nome. Uma vez que copeiro foi restaurado à sua posição como Joseph havia predito, ele esqueceu Joseph. Como resultado, Joseph passou mais dois anos completos de prisão. Pense sobre isso. Dois anos mais!
Certamente José foi tentado a amargura do porto em direção a esse copeiro, e certamente ele foi tentado a questionar a Deus: "Por que Você sobrenaturalmente ajudar o copeiro de ser libertado da prisão e não eu?Por que você me dê revelação sobre o seu futuro imediato, mas não o meu próprio futuro imediato? "
Tenho certeza que você sabe o final da história. Deus deu a Faraó, eventualmente, um sonho que José interpretou, e ele foi exaltado por conseguinte a primeiro-ministro sobre o Egito. Quantos anos tinha José quando ele teve um vislumbre de seu destino divino? Por volta dos 17. Quantos anos ele tinha quando ele foi exaltado no Egito? Trinta (veja Gn 41:46).
Jornada de José de escravo a primeiro-ministro levou treze anos, e mais sete anos se passariam antes que seus irmãos chegaram de Canaã querendo comprar grãos. José é o primeiro divinamente concedido sonho de seus irmãos se curvando diante dele foi cumprida vinte anos depois do sonho. Dois anos mais tarde, seu segundo sonho foi cumprida quando seu pai chegou no Egito.

A perspectiva correta

Aos 49 anos José foi novamente abordado por seus irmãos que, após a morte de seu pai Jacob, tinham medo que ele iria se vingar deles por seus erros passados. Resposta clássica de José é uma inspiração:
Não tenha medo, estou eu em lugar de Deus? E quanto a você, intentastes o mal contra mim,mas Deus o tornou em bem, a fim de alcançar este resultado presente, para preservar muitas pessoas vivas (Gênesis 50:19-20, ênfase adicionada).
Anteriormente ele havia dito a seus irmãos: "Não fostes vós que me enviastes para cá, mas Deus" (Gn 45:8). Isso é graça!
José sabia que Deus não inspirou os irmãos a maltratá-lo, mas ele reconheceu a mão soberana de Deus em sua vida. Deus havia permitido tudo isso por um propósito divino.
Assim como José, o Senhor tem um papel único para você preencher em Seu plano divino ", boas obras, as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas" (Ef 2:10). Ele quer que todos nós para amadurecer até a plena estatura de Cristo e encontrar a nossa função especial no corpo de Cristo. Deus está trabalhando para esse fim. Você está cooperando?

Uma das promessas mais preciosas da Bíblia

Deixe-me encerrar este capítulo, fazendo uma menção mais da promessa, "Deus faz todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito" (Rom. 8:28).
É lamentável que alguns (a quem eu antes denominada de "hiper-soberanistas") tomaram essa escritura ao extremo, dizendo que Deus faz todas as coisas, que não dizem.
É tão lamentável que os outros (a quem eu antes rotulado de "não-soberanistas") reagiram contra a visão hiper-sovereignistic com outra opinião extrema sobre esta maravilhosa promessa. Alguns deles, tentando esquivar-se do significado claro deste versículo, criaram uma interpretação forçada, alegando que ele está falando apenas sobre a oração de intercessão.
Se tomarmos Romanos 8:28 em seu contexto completo, no entanto, obviamente, tem aplicação muito mais do que intercessão. Encorajo-vos a ler os onze versos precedentes Romanos 8:28 e as onze versos a seguir em ordem para ver o que eu quero dizer.
Por exemplo, os versículos 17 e 18 de estado:
E, se filhos, herdeiros também, herdeiros de Deus e co-herdeiros com Cristo, se de fato sofremos com Ele para sermos também glorificados com ele. Pois eu considero que as aflições deste tempo presente não são dignos de serem comparados com a glória que há de ser revelada em nós (Rm 8:17-18, ênfase adicionada).
Vamos ler também os versículos 33 a 39:
Quem intentará acusação contra os escolhidos de Deus? Deus é aquele que justifica, quem é aquele que condena? Cristo Jesus é Aquele que morreu, sim, sim, que foi criado, que é à direita de Deus, e também intercede por nós. Quem nos separará do amor de Cristo? Atribulação, ou angústia, ou perseguição, ou fome, ou nudez, ou perigo, ou espada? Assim como está escrito: "Por amor de ti somos postos à morte o dia todo, fomos considerados como ovelhas para o matadouro." Mas em todas estas coisas somos mais que vencedores por meio daquele que nos amou. Pois estou convencido de que nem morte, nem vida, nem anjos, nem principados, nem coisas presentes, nem coisas por vir, nem poderes, nem altura, nem profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar-nos do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor "(Rm 8:33-39, ênfase adicionada).
Dentro do contexto, o que Paulo quis dizer quando disse: "Deus faz todas as coisas cooperam para o bem"? Ele quis dizer exatamente o que ele disse: Deus faz com que todas as coisas cooperam para o bem, até mesmo coisas que parecem não ser bom, como dificuldades, sofrimentos e perseguições.Mesmo quando estamos "abatidos como ovelhas," nós "que vencedores", como nós imediatamente nos encontramos na presença de Deus.
Observe que a promessa não diz que Deus faz todas as coisas, ou que todas as coisas são boas. O diabo e seus povos causar muitas coisas, e muitas coisas não são boas. Deus, no entanto, causar todas as coisas cooperam para o bem, isto é, para aqueles que o amam e são chamados segundo o Seu propósito.
Uma vez que acreditamos que incrível promessa de vida, assume uma nova dimensão. Circunstâncias já não são apenas oportunidades circunstanciais-são concedidos por Deus para crescer espiritualmente.Adversidades não são mais apenas as adversidades-são oportunidades para confiar a Palavra de Deus e crer em Sua bondade. Quando você pode ver a mão soberana de Deus trabalhando para o seu bem supremo, a vida se torna uma aventura.