Capítulo Seis Jesus Testes do Doente


Capítulo Seis 
Jesus Testes do Doente 


Uma vez que começamos a entender o assunto de testes de Deus, logo notar muitos outros exemplos bíblicos de pessoas a quem Ele testados. Jesus, por exemplo, às vezes, testou a fé do povo a quem Ele curou.
Eu admito que eu sou tão perplexo quanto qualquer um por que algumas pessoas estão cronicamente aflitos com a doença, enquanto outros não são. Mas eu não encontrar um monte de encorajamento na Palavra de Deus para aqueles que precisam de cura. Há muitas promessas de cura animadoras e histórias de pessoas a quem Deus curou. Há, no entanto, também histórias de pessoas doentes cuja fé foi testada antes de serem curados. É inescapável.
Por que Jesus testar a fé de alguém? Acho que porque há falsificações a fé autêntica. O que parece ser a fé deve ser testado para determinar se ele é, na verdade, a fé autêntica. Para que a fé deve ser provada verdadeira, ele deve ser testado.
Vamos considerar alguns incidentes quando Jesus claramente testou a fé das pessoas.

Cinco cheios de fé Fellows

Vamos começar com a história bem conhecida dos quatro homens que reduziram seu amigo paralítico através de um telhado. Sua fé determinada é inspiradora.
Como eu tenho certeza você se lembra, esses quatro homens não conseguia encontrar uma maneira de obter seu amigo paralítico em uma casa onde Jesus estava ensinando. A casa estava aparentemente cheio de pessoas. Isso não os impediu, no entanto. Eles fizeram o seu próprio caminho dentro, cavando através do telhado (ver Marcos 2:4), que teria sido plana e, provavelmente, acessível por escadas exteriores.
Agora vamos pensar sobre o que eles fizeram. Quem pertence a casa que eles escavaram? Se ele não pertencia a um deles, eles devem ter percebido que a pessoa que possuiu ficaria chateado com a sua remodelação do telhado. Alguém teria que repará-lo. Talvez eles assumiram que uma vez que seu amigo foi curado, o dono da casa, provavelmente lhes mostrar alguma misericórdia.
Em qualquer caso, eles começaram a cavar através do barro endurecido, bem como cortar qualquer coisa que fosse de apoio que a argila. Você pode imaginar a cena dentro da casa? Cavando um buraco através de um telhado de barro endurecido, é algo que não pode ser feito de forma limpa e silenciosa. Imagine o baque de pedras ou o som de raspagem de algumas ferramentas de escavação que ecoam pela casa como o trabalho progredia. Imagine que pequenos pedaços de argila seca que caem do teto e desembarque na cabeça das pessoas. Certamente o ar da casa tornou-se engasgou com a poeira, talvez a ponto de as pessoas tossindo e esfregando-o de seus olhos. Certamente houve um tumulto e, certamente, alguém saiu para gritar com os homens que estavam destruindo o telhado! Se assim for, eles não ouviram.
Finalmente, os quatro amigos criaram uma pequena abertura, e um raio de luz teria se estendia desde o tecto até ao chão facilmente vistos por causa de todas as partículas de poeira no ar.
Em seguida, eles começaram a rasgar nas bordas de seu buraco para aumentá-la para caber maca do seu amigo. Isso implica mais ruído e de poeiras, bem como a tosse adicional e sujidade esfregando do olhos. No momento em que os quatro homens olhou sobre as bordas do seu buraco para ver se eles estavam no alvo (acima de Jesus), eu suspeito que teria descoberto uma multidão bastante hostil olhando de volta para eles! Além disso, eles sabiam muito bem que eles estavam prestes a interromper a reunião inteira para um grau ainda maior quando eles baixaram seu amigo no quarto. Discussão sobre roubar o show!

Reação de Jesus

O que Jesus estava fazendo todo esse tempo? A Bíblia não diz, por isso não podemos ter certeza. Acho difícil de acreditar, no entanto, que ele continuou a pregar durante o tumulto. Uma coisa nós sabemos que Ele não o fez: Ele não impediu que os homens cavando um grande buraco no teto.
Não há registro em qualquer dos evangelhos menciona que Jesus disse a alguém para parar os homens de cavar seu buraco, ou que Ele próprio gritou-se para os homens uma vez que seu buraco era grande o suficiente para a sua voz para ser transportado para o telhado. A Bíblia simplesmente diz que Jesus "viu a sua fé" (Marcos 2:5). Isso é tudo o que sabemos de Jesus reação Ele observou sua fé.
Por que Jesus não parar os homens cavando? Porque naquele barro, que se situava entre Jesus e seu amigo, foi a prova de sua fé. Cada pedaço de argila que foi arrancado do telhado que foi um testemunho de fé daqueles homens persistentes.
Se o diabo era o mesmo, como ele é hoje, então mentes daqueles homens foram assaltados por dúvidas e desânimo enquanto cavavam: "Você não pode ouvir todas as pessoas tossindo e sufocando na sala abaixo você Você é louco E se? seu amigo não está curado? Então você vai realmente se sentir estúpido para este dublê! " Mas não seria negado. Sua fé perseverante.
Eu gosto de imaginar Jesus cruzando os braços, encostado na parede, e vendo aquele buraco no teto crescer mais e mais, como um sorriso cresceu cada vez maior em seu rosto. Não há registro de ele tornar-se irritado sobre o assunto.
Finalmente, os quatro homens conseguiram reduzir seu amigo paralítico em uma maca por cordas na frente de Jesus, uma tarefa difícil em si mesma. Eles acreditavam que se poderia obter o seu amigo a Jesus, Ele iria curá-lo. E Ele o fez.
O que teria acontecido se, quando eles trouxeram um amigo para a casa e não encontrou nenhuma entrada, eles disseram: "Certamente se fosse a vontade de Deus para o nosso amigo para ser curado, Deus teria feito um caminho para nós para chegar a Jesus" ?
Se eles tivessem adotado esse raciocínio, o amigo não teria sido curado, apesar de sabermos (de ler a história como se viu) que era a vontade de Jesus para o paralítico para ser curado.
No final, tenho certeza que eles estavam todos contentes que eles perseveraram, passando por uma difícil prova.

O cego Bartimeu

Ele deveria ser chamado Bartimeu "acreditar", à luz da sua tenacidade para ser curado.
Bartimeu estava sentado em uma estrada fora de Jericó, implorando como fazia todos os dias. Ele ouviu uma multidão passando e, após investigações, descobriu que era Jesus quem estava conduzindo o povo.Ele deve ter ouvido falar sobre Jesus curando os doentes, e assim ele imediatamente "começou a chorar e dizer: 'Jesus, Filho de Davi, tem misericórdia de mim!" "(Marcos 10:47).
Jesus, porém, não parar imediatamente ou, aparentemente, tomar qualquer aviso prévio. Talvez Jesus não ouvi-lo em primeiro lugar. Suspeito, no entanto, que Jesus deve ter ouvido falar dele, porque Bartimeu estava fazendo uma tal perturbação que "muitos foram severamente dizendo-lhe para ficar quieto" (Marcos 10:48).
Se Jesus fez ouvi-lo, então por que Ele não respondeu de imediato? Não poderia ter sido, porque Jesus não queria curá-lo, porque Jesus finalmente o curou. A única razão que eu posso pensar é porque a fé do homem tinha de ser provada, e se ele estava indo para ser provado, tinha que ser testado.
Bartimeu teve muita oportunidade de ser desencorajados e desistir. Novamente, a Bíblia diz que muitos foram severamente dizendo-lhe para ficar quieto. Para a maioria das pessoas, tais repreensões teria desencorajado o suficiente para parar de gritar para Jesus. Bartimeu, no entanto, não seria desencorajada.A Escritura diz: "Ele continuou chorando ainda mais: 'Filho de Davi, tem misericórdia de mim!" "(Marcos 10:48, ênfase adicionada). Ele não seria negado!
Você já se sentiu como Jesus foi ignorá-lo? Eu tenho. Talvez, no entanto, não estavam sendo ignoradas.Talvez nós estavam sendo testados.

A recompensa da fé perseverante

Finalmente, Jesus parou e pediu Bartimeu para vir a ele. Note que Jesus não andou sobre a Bartimeu, Ele esperava que Bartimeu caminhar para Ele, mesmo que ele era cego. Jesus deve ter sido a testar a sua fé.Se Bartimeu realmente acreditava que ele iria receber a sua visão, ele tinha que fazer isso para Jesus, não importa quantas vezes tropeçou no processo.
Além disso, a Escritura nos diz que quando Bartimeu percebeu que Jesus estava chamando por ele, deixar de lado sua capa e "saltou" (Mc 10:50). Eu não sei se é verdade ou não, mas ouvi dizer que nos dias de Jesus, as pessoas cegas usava um manto certo que os identificou em público como sendo cego. Se isso for verdade, certamente Bartimeu demonstrou sua fé quando ele deixar de lado sua capa. Ele sabia que logo não iria precisar por mais tempo! Também tomamos nota que ele "pulou". Isso indica que ele estava animado. As pessoas que têm fé está animado porque eles estão esperando coisas boas.
Então veio o teste final. Bartimeu estava em frente ao quem ele acreditava que iria restaurar a visão. Jesus perguntou-lhe o que parecia ser uma pergunta ridícula: "O que você quer que eu faça por você?" (Marcos 10:51). Certamente Jesus sabia que um homem cego que deseja ver. Ele foi a fé de Bartimeu teste mais uma vez ". Quando as pessoas possuem uma fé genuína, você sempre pode contar com o que eles dizem.
Felizmente, Bartimeu não respondeu com: "Jesus, eu humildemente aceitar que é de sua vontade para que eu seja cego!" Em vez disso, ele disse: "Mestre, eu quero recuperar minha vista!" (Marcos 10:51). Não havia dúvida em seu coração que Jesus poderia e iria curá-lo. E Jesus fez.
Podemos regozijar-nos na cura de Bartimeu, mas eu me pergunto quantos outros doentes clamavam a Jesus em algum momento ou outro, e ficou desanimado quando Ele não respondeu imediatamente. Eu me pergunto quantos rendeu, ao contrário de Bartimeu, para a repreensão dos transeuntes?
Como Bartimeu, que também pode precisar de perseverar na fé e passar no teste de paciência, uma vez que têm orado por algo que Deus nos prometeu em Sua Palavra. Além disso, podemos ter certeza de que Deus está ouvindo nossas palavras para ver se realmente acreditar em suas palavras.

Dez Leprosos Tenacious

Lucas nos fala de um momento em que Jesus entrou numa aldeia, dez homens leprosos e gritou para ele de longe, "Jesus, Mestre, tem misericórdia de nós!" (Lucas 17:13). Eles provavelmente ficaram à distância porque, nos termos da Lei mosaica, eles não foram autorizados a se misturar com pessoas não-leprosos, para que os outros sejam infectados.
Quando Jesus tomou conhecimento dos mesmos, Ele gritou de volta: "Vão mostrar-vos aos sacerdotes" (Lucas 17:14). Novamente, de acordo com a Lei Mosaica, um leproso que foi purificado teve que ser examinado por um sacerdote. Se o sacerdote declarou-o para ser limpo, ele conseguiu entrar de sociedade. Aqueles dez leprosos definitivamente tinha sua fé testada. Eles tinham que acreditar que, pelo tempo que eles tem para os sacerdotes, a sua lepra teria ido.
Curiosamente, se olharmos atentamente para a história, percebemos que Jesus instruiu os dez homens para viagem até 50 milhas a serem examinados pelos sacerdotes, que teria sido em Jerusalém (cf. Lc 17:11). Em outras palavras, Jesus disse-lhes, em essência, "Você quer ser curado? Ok. Dê uma caminhada de cem quilômetros!" Somente alguém que realmente acreditava teria obedecido as instruções de Jesus. Louve a Deus que todos eles acreditaram, e eles foram "curadas como eles foram" (Lucas 17:14). Atraso não significa negação, e Jesus disse ao leproso antigo que voltou a Ele que sua fé o havia curado. Sua era uma fé provada verdadeira por meio de um teste.

A mulher siro-fenícia

Eu, pessoalmente, não consigo pensar em ninguém com quem Jesus tratados que tinham mais fé do que a mulher siro-fenícia. O próprio Jesus disse-lhe que sua fé era grande (ver Matt. 15:28). Sua fé, porém, foi severamente testado.
Ela seguiu Jesus por algum tempo, gritando: "Tem misericórdia de mim, ó Senhor, Filho de Davi, minha filha está cruelmente possuído pelo demônio" (Mt 15:22).
Jesus ouviu-a completamente, mas ignorou. A Bíblia diz claramente isso: "Mas Ele não lhe respondeu palavra" (Mateus 15:23).
Aparentemente, ela continuou seguindo e clamando a Jesus, porque Seus discípulos perguntaram várias vezes que iria mandá-la embora. Disseram-lhe que ela estava incomodando com toda a gritaria dela (Mt 15:23). Ela não seria, no entanto, ser desencorajado.
Segundo o Evangelho de Marcos, Jesus fugiu para uma casa, mas esta mulher entrou na casa, e se inclinou diante dele, gritando desesperadamente: "Senhor, me ajude!" (Mateus 15:25, Marcos 7:24-25).
A resposta de Jesus a ela parece cruel: "Não é bom tomar o pão dos filhos e jogá-lo aos cachorrinhos" (Mt 15:26). É por isso que eu lhe disse que na minha opinião, esta mulher tinha mais fé do que qualquer outra pessoa com quem Jesus tratou. É uma coisa quando transeuntes tentar desanimá-lo, mas outra coisa é quando o próprio Jesus desencoraja você!
É bem possível, na minha opinião, que Jesus ignorou, não só para testar sua fé, mas pela mesma razão que Deus ignora as orações de muitas pessoas. Ele ignora as suas orações, porque eles não têm nenhuma reivindicação sobre ele, porque nunca acreditou e se arrependeu. Pelos seus estilos de vida pecaminosos, eles enviam uma mensagem todos os dias a Deus que diz: "Eu te odeio!", Mas depois pedir-lhe para fazer coisas para eles!
O Novo Testamento ensina que "os olhos do Senhor estão sobre os justos, e os seus ouvidos atender a sua oração, mas o rosto do Senhor está contra aqueles que fazem o mal" (1 Ped. 3:12). Os ouvidos de Deus não estão abertas para as orações do impenitente, e talvez seja por isso Jesus inicialmente ignorado os gritos da mulher siro-fenícia de. Ele, no entanto, conceder-lhe pedido uma vez que ela era a Seus pés de admitir que ela era, de fato, um "cão" e de "cachorro" que estava pedindo migalhas da mesa de seu mestre.Parece que um pecador estava fazendo Jesus seu Mestre, passando o primeiro teste que Deus está esperando para que todos possam passar. Jesus então lhe disse: "Ó mulher, sua fé é grande,. Ser feito para você como você deseja" A seguir, lemos que "sua filha foi curada de uma só vez" (Mt 15:28). Ela passou no teste de Jesus.
Poderíamos, é claro, considerar outras histórias de cura semelhantes, como a cura do filho do nobre, servo do Centurião, a mulher com o fluxo de sangue, ou filha de Jairo. Todos os personagens principais dessas histórias tinham que acreditar apesar das dúvidas contrários e desânimo. Todos tinham sua fé testada, e todos passaram os testes, recebendo o que eles acreditavam. Todos eles servem como exemplos para nós!